Médica explica como as pessoas conseguem evoluir na prática esportiva
Ninguém nasce preparado para a prática esportiva. Trata-se de uma questão de treinamento. Só ele vai nos dar a resistência necessária para seguir em frente. Quem não corre vive se perguntando como os maratonistas fazem isso por horas. Para se tornar parte desse grupo seleto, porém, é preciso ter muita resistência. Quando uma pessoa começa a correr, ela jura que não tinha nascido para isso. Ao engrenar, vê que é exatamente o contrário.
Resistência é quando você tem uma capacidade de tolerar o esforço por um período mais longo. Tem alguns fatores envolvidos, como a parte genética, o treinamento, a motivação e o preparo físico.
O ideal é fazer um planejamento e o treino intervalado é muito bom para ganhar essa resistência para quem tem pouco tempo de treinamento.
O corretor Carlos Oliveira engordou 40kg depois de ficar cerca de 15 anos "quase distante" dos exercícios. Para recuperar o gás dos velhos tempos, fez dieta e levou a sério o treino na academia.
- Estou com 15 anos de casado, tive que diminuir minha atividade física e engordei 40kg. Minha motivação ao chegar na academia foi fazer uma dieta rigorosa e perdi 30kg em três meses. Cada dia é uma aula diferente, você pula corda, faz circuito, levanta pneu. A resistência aumentou muito. Não conseguia nem amarrar o tênis direito - contou.
Débora explica que a pessoa que tem um treino adequado consegue correr atrás daqueles que têm uma genética favorecida para a prática esportiva.
- Essa relação entre a resistência e a dieta é muito grande. Se você está fazendo treino de resistência, precisa ter reposição de carboidrato e hidratação adequadas - disse a médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário